Atacama

Descrição

O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais frio do mundo. É a região mais árida do planeta, com o deserto de maior altitude localizado a 2.440 metros, onde as águas das chuvas não passam de 35 milímetros por ano e o solo impermeável lhe garante um aspecto comparado ao de Marte.

Você deve estar se perguntando, por que visitar a região mais árida do planeta? Por que se expor ao sol inclemente do deserto, durante o dia, e bater o queixo à noite, com baixas temperaturas? Por que submeter o corpo ao ar rarefeito, ao pó e à baixa umidade? Porque mesmo neste terreno inóspito sobrevivem graciosas espécies de animais, como flamingos cor-de-rosa e delicadas vicunhas. Porque os cenários de cores saturadas parecem fruto de insolação ou algum delírio causado pelo soroche (mal de altitude), de tão irreais. Porque as plantas adaptam suas raízes e folhas. Porque a vida se impõe no Atacama, no gelo, na areia, no céu, no sal, apesar de tanta aspereza.

As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3 000 habitantes e está a 2 400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas e pesquisadores.

Apesar de pequena e isolada no coração do deserto mais árido do mundo, San Pedro possui uma vida agitada, mesmo depois da meia noite, os bares e restaurantes ficam lotados com pessoas conversando e planejando o dia seguinte.

Mesmo recebendo cada vez mais visitantes, o pequeno povoado de 5 mil habitantes não se entrega às modernidades e preserva ruas de terra e casinhas rústicas erguidas com adobe, como nos velhos tempos em que os primeiros atacamenhos viviam na região, há 11 mil anos.

O Atacama, que na língua cunza significa "cabeceira do país", é marcado historicamente por disputas e dominações anteriores à chegada dos espanhóis. No ano 400 d.C., a sociedade tiwanaku, proveniente do território onde hoje se encontra a Bolívia, impõe-se hierarquicamente sobre o povo atacamenho. O período seguinte (entre os anos 900 e 1450) foi marcado pelo rompimento com aquela civilização e pelos novos conflitos sociais internos. Foi nesse contexto que os incas dominaram a região do Atacama até que fossem dizimados com a chegada dos europeus, em 1535.

 

Crédito Imagens:
https://www.flickr.com/photos/46623835@N06/8201000361
https://www.flickr.com/photos/galeria_miradas/5816252302/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/gwegner/11607943075/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/ndecam/3836976968/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/galeria_miradas/5816163350/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/galeria_miradas/5815558029/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/galeria_miradas/5815535611/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/c32/6864898773/lightbox/

Entre em contato

Estamos prontos para lhe oferecer as melhores experiências de viagens.

Caso necessite de mais informações entre em contato pelo botão abaixo.

SOLICITAR ORÇAMENTO