Galapagos

Descrição

As Galápagos (ou Arquipélago de Colombo) formam um grupo de 13 ilhas, das quais apenas quatro são habitadas (apenas 3% do território), situadas no Oceano Pacífico a aproximadamente mil quilômetros a oeste da costa do Equador, país a que pertencem e ponto continental mais próximo.

O arquipélago apresenta uma biodiversidade elevada e é o habitat de uma fauna peculiar que inclui muitas espécies endémicas como as tartarugas das Galápagos.

A totalidade das ilhas constitui uma reserva de vida selvagem administrada pelo governo do Equador e que é, desde a visita de  Charles Darwin, em 1835, o principal laboratório vivo de biologia do mundo.

Os dias naquelas ilhas quase desabitadas e desconhecidas foram de intensos trabalhos de coleta de dados e, cinco semanas mais tarde, o jovem cientista inglês trazia nas malas argumentos suficientes para fazer o mundo refletir sobre a ideia de que a raça humana não é superior e que todos os animais são resultado de adaptações ao meio ambiente e mudanças genéticas passadas de geração em geração.

Darwin aqui passou a bordo do navio HMS Beagle, e suas observações sobre a fauna local o levariam a criar sua provocativa e controversa teoria da evolução.

Nesse selvagem cenário equatoriano formado em um dos arquipélagos oceânicos mais complexos do planeta, o maior e melhor atrativo é a vida animal e seu sensível ecossistema.

Embora tenha sido descoberta em 1532, a região foi colonizada três séculos mais tarde, o que garantiu a seus ilustres e exclusivos habitantes (os animais, claro) a preservação de uma biodiversidade original e intocável durante anos.

O resultado é uma maior tolerância à aproximação humana que, associada à formação vulcânica das ilhas e ao encontro de correntes de águas quentes e frias vindas dos extremos do planeta, é responsável por um emocionante espetáculo da natureza que inclui espécies raras como as tartarugas gigantes centenárias da Ilha Santa Cruz, iguanas marinhas únicas em todo o mundo, simpáticos gansos patolas de patas azuis e desengonçados leões marinhos que cruzam, sem pressa, o caminho de visitantes.

Crédito Imagens:
https://www.flickr.com/photos/88rabbit/2686614248/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/yeomans/81268754/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/dkeats/3392451160/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/amanderson/533611832/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/45325473@N04/6885480972/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/michaelrperry/4245074812/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/sophs74/8429987812/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/wurglitsch/2615513403/lightbox/

Entre em contato

Estamos prontos para lhe oferecer as melhores experiências de viagens.

Caso necessite de mais informações entre em contato pelo botão abaixo.

SOLICITAR ORÇAMENTO