Santiago

Descrição

Santiago (lit. "São Tiago" em espanhol) é a capital e a maior cidade do Chile. Está localizada na Região Metropolitana de Santiago, no vale central chileno, ao lado da Cordilheira dos Andes.

É o maior e mais importante e desenvolvido centro urbano, financeiro, cultural e administrativo do país. Santiago é um exemplo de como uma grande capital não é necessariamente caótica e cinza. A cidade foi construída quase toda em aéreas planas – o que faz bastante diferença – e preservou dois grandes morros que ficam encravados em meio às construções. O primeiro deles, o cerro Santa Lucía, fica bem no centro urbano. A história conta que desse lugar o descobridor espanhol Pedro de Valdívia fundou Santiago.

Praças e parques concorridos que ficam lotados em pleno meio-dia, a exemplo da Plaza de Armas, bairros boêmios donos de uma vida noturna invejável, como o clássico Bellavista, vão chamando a atenção daqueles que se dão a chance de entrar no clima de Santiago do Chile.

Analisar os acervos como o do Museo de Arte Precolombino ou um passeio pela Casa Museo La Chascona, antiga casa do poeta Pablo Neruda, são o suficiente para conquistar os turistas mais exigentes.

Santiago foi fundada pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia, no dia 12 de fevereiro de 1541, com o nome de "Santiago de Nueva Extremadura" (em honra ao Apóstolo Santiago, santo patrono da Espanha). A cerimônia de fundação ocorreu no "Cerro Huelén" (renomeado por Valdívia como Cerro Santa Lúcia). Assim, Pedro de Valdivia iniciou a conquista do Chile. Foi escolhida essa região por seu clima moderado e por estar ao lado do rio Mapocho. Por conselho do cacique picunche Millacura, a cidade foi fundada entre os dois braços desse rio.

No topo do cerro, depois de muitos degraus de subida, está uma das melhores vistas da cidade. O melhor mirante, no entanto, está no segundo desses morros: o San Cristóbal, bem mais alto e extenso. Dali é possível ver todas as regiões da cidade e ter a noção exata de como ela cresceu aos pés da cordilheira dos Andes.

É também onde está o zoológico e uma grande piscina pública que abre no verão, quando a temperatura passa dos 30ºC. Mas não é na época quente do ano que Santiago recebe a maioria dos turistas – ainda que, no calor, a cidade fique bastante agradável para acolher visitantes em seus bares, cafés e restaurantes com mesas ao ar livre. É no inverno o maior fluxo de gente por uma simples razão que atraí principalmente os brasileiros: a neve.

Com vários atrativos históricos e culturais, museus, palácios, mirantes, shows, vida noturna intensa, compras, entre outros, se tornou, principalmente após o "boom" econômico da década de 1990, uma grande opção turística. Além disso, se encontra a menos de 100 km do litoral e de estâncias de esqui (entre elas, a mais moderna da América do Sul). Provenientes de todas as partes do mundo, os turistas que conhecem a cidade são principalmente europeus, estadunidenses, canadenses e brasileiros.

Crédito Imagens:
https://www.flickr.com/photos/fotourbana/554712032/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/sarihuella/6197560517/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/juniorbird/30495849/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/stepnout/79587247/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/stepnout/79587272/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/geezaweezer/7840283460/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/mckaysavage/6831664344/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/foreignoffice/1827925605/lightbox/

Entre em contato

Estamos prontos para lhe oferecer as melhores experiências de viagens.

Caso necessite de mais informações entre em contato pelo botão abaixo.

SOLICITAR ORÇAMENTO