Nova Déli

Descrição

Com uma área total de 42,7 km², Nova Deli situa-se dentro da metrópole de Deli. Projetada pelo arquiteto britânico Edwin Lutyens, a cidade é conhecida por seus bulevares amplos e cercada por árvores, por ser sede de diversas instituições e monumentos nacionais. Desde 1947 é a capital do país, tendo já sido a capital da colónia britânica antes da independência.

Dizem que ninguém volta igual depois de uma viagem à Índia e Nova Déli resume bem as contradições desse país que une a milenar cultura indiana com o que há de mais moderno no mundo.

Nas ruas da capital, as vacas contrastam com os edifícios recém-construídos. As mulheres vestidas de sáris aparecem em carros do ano. Tudo em meio a um trânsito caótico, onde carros, motos, rickshaws e pedestres brigam por um espaço nas ruas cheias de lixo. Não é bobagem dizer que lembra o cenário de um filme. Para entender Nova Déli é preciso se despir de preconceitos e se abrir para receber uma nova cultura.

O barulho das buzinas, muitas vezes tocadas sem aparente necessidade, abafam o belíssimo chamado dos muezins da mesquita de Jama Masjid, anunciando as preces diárias dos muçulmanos, ou das divertidas músicas do pop local que saem de alto-falantes escondidos dentro de táxis, barbearias e lojas de rua.

A cidade abriga alguns patrimônios da humanidade como a Tumba de Humayun, Qutb Minar e o Forte Red, mas o melhor mesmo é se perder pela cidade, conhecer templos hindus, sentir os sons da cidade e deliciar-se com a saborosa culinária local, repleta de opções de curries.

Os monumentos mais importantes são, além do palácio Rashtrapati Bhawan, construído em arenito e mármore, que serve como residência oficial do presidente, o Arco Comemorativo da Primeira Guerra Mundial, construído em 1921, e os Templos Religiosos de Balmiki e Lakshminarayan, que foram frequentados por Mahatma Gandhi.

Na cidade velha, em frente ao rio, levanta-se o Forte Vermelho, que rodeia um palácio mongol do século XVII. Na margem do Jumna também encontra-se Rajghat Samadhi, onde foi incinerado o corpo de Gandhi. De grande interesse existe também a Grande Mesquita, do século XVII, e a Mesquita Moti Musjid, construída por Aurangzeb.

Nova Délhi também atrai turistas por suas excelentes opções de compras, com malhas da Caxemira e belíssimos tapetes. Visitar um atelier para conhecer seu delicado e laboroso processo produtivo é uma boa opção de passeio.

Na Índia é tudo muito barato, mas antes de comprar ou contratar um serviço é preciso negociar. A pechincha faz parte do comércio e para se dar bem é preciso ter paciência e cara de pau. Nunca pague mais do que a metade do valor oferecido inicialmente, principalmente em roupas ou artesanatos. 

Crédito Imagens:
https://www.flickr.com/photos/slyronit/13039561383/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/down-the-earth/9347260509/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/vagabondtravels/8229193545/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/andrewmalone/213405757/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/varunshiv/7987705885/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/ahinsajain/6554670059/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/araswami/11382888444/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/danacvoss/5462797261/lightbox/

Entre em contato

Estamos prontos para lhe oferecer as melhores experiências de viagens.

Caso necessite de mais informações entre em contato pelo botão abaixo.

SOLICITAR ORÇAMENTO