Pequim

Descrição

Pequim é a capital, bem como a segunda maior cidade da República Popular da China. Pequim, cujo nome em mandarim significa, literalmente, Capital do Norte, foi durante séculos a mais populosa cidade do mundo. Hoje, possui cerca de 10,3 milhões de habitantes. Situada ao norte do país, Pequim é famosa pela Cidade Proibida,  um conjunto de palácios dos imperadores chineses construído no século XV.

Pequim, ou Beijing, como a cidade quer ser conhecida daqui para a frente, se preparou de uma forma obsessiva e sistemática para receber as Olimpíadas de 2008. Além das transformações físicas, o governo fez um trabalho enorme de conscientização para a população receber bem os turistas.

Quem foi para lá há apenas três anos percebe o quanto está mais fácil circular pela cidade -não só as pessoas começaram a falar muito mais inglês, como as placas, sinais e até menus de restaurantes estão muito mais amigáveis para o estrangeiro. Até mesmo hábitos tradicionais chineses mal vistos pelos ocidentais, como cuspir nas ruas, foi desestimulado pelo governo por meio de pesadas multas.

Por sobre as muralhas vermelhas da Cidade Proibida, hoje guardadas pelo retrato gigante de Mao Tsé-tung, esconde-se o luxuoso Hall da Suprema Harmonia, de onde os imperadores do trono do dragão despachavam ordens para seus domínios. A impressionante rede de palácios, jardins e portões nos fazem mergulhar de imediato nas cenas de O Último Imperador, de Bernardo Bertolucci, um mundo onde reinava a intriga, a política e a grandiosidade. Esse imenso conjunto palaciano é o ponto de partida ideal para conhecer Pequim (Beijing).

A Cidade Proibida foi o palácio imperial da China desde meados da Dinastia Ming até ao fim da Dinastia Qing. Fica localizada no centro da antiga cidade de Pequim, acolhendo atualmente o "Palácio Museu". Durante quase cinco séculos serviu como residência do Imperador e do seu pessoal doméstico, sendo o centro cerimonial e político do governo chinês. Construído entre 1406 e 1420, o complexo consiste em 980 edifícios sobreviventes, com 8.707 secções de salas que cobre 720.000 metros quadrados. O complexo exemplifica a arquitetura palaciana tradicional chinesa, tendo exercido influências culturais e arquitetônicas desenvolvidas na Ásia Oriental e um pouco por todo o lado. A Cidade Proibida foi declarada Património Mundial da Humanidade em 1987, listado pela UNESCO como a maior coleção de antigas estruturas de madeira preservadas no mundo.

Você ainda pode visitar A Muralha da China, também conhecida como a Grande Muralha, uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial. A Grande Muralha consiste de diversas muralhas, construídas durante várias dinastias ao longo de aproximadamente dois milênios (começou no ano 220 a.C com término no século XV, durante a Dinastia Ming). Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística.

Pequim geralmente é coberta de neve ou sob intensa chuva durante o inverno, sua viagem deve ser programada com alguma antecedência e prevendo estas alterações. 

Crédito Imagens:
https://www.flickr.com/photos/travelourplanet/9762488256/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/mikebehnken/5042511078/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/kudo88/4276360632/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/davidstanleytravel/5062716575/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/andersondotcom/8679056095/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/bibbit/2700170983/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/78023431@N00/6868134948/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/hbarrison/5834589104/lightbox/

Entre em contato

Estamos prontos para lhe oferecer as melhores experiências de viagens.

Caso necessite de mais informações entre em contato pelo botão abaixo.

SOLICITAR ORÇAMENTO